Temporais

Quatro pessoas flagradas ao tentar furtar donativos no CDM

Lizie Antonello

"

Dois temporais, uma sequência de dias chuvosos e queda de granizo devastaram Santa Maria, destruindo casas inteiras e provocando inundações em muitas outras. Centenas de famílias perderam o pouco que tinham. Diante de tanto desespero, a cidade mostrou mais uma vez o quanto é solidária. Moradores de todos os cantos atenderam ao chamado para ajudar. Porém, em meio a tantas pessoas de bom coração, quatro chamaram a atenção pelo oportunismo.

A secretária municipal de Habitação, Magali da Rocha, afirmou ter visto no Centro Desportivo Municipal (CDM) três voluntárias e um funcionário público tentando desviar roupas e calçados doados pela população aos atingidos pelos temporais. Ela não revelou os nomes, mas disse que se tratar de um servidor da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) lotado no CDM.

O "Diário" falou com os quatro funcionários que trabalham no local. Todos negaram qualquer envolvimento com o fato.

Ontem, o secretário adjunto de Esportes, Odilo Ravanello, disse que o servidor já havia sido identificado, que o nome não seria divulgado e que ainda seria decidido se ele responderia a procedimento administrativo ou não.

 Identificamos quatro pessoas que coordenavam, tentavam tirar (as doações). Em todas as tentativas, tirávamos a sacola das mãos dele (servidor) e levávamos de volta. Chegou o momento que eu disse que não precisava mais do serviço dele lá  relatou Magali.

Os casos não foram registrados na Polícia Civil.
 
As tentativas de furtos não teriam sido consumadas, conforme Magali, porque foram evitadas pela equipe da prefeitura que estava no CDM. Os voluntários foram dispensados e, atualmente, apenas três funcionárias ligadas ao gabinete do prefeito trabalham no local.

Doações de alimentos e de materiais de limpeza continuam sendo recebidas. As entregas seguem sendo feitas. Na tarde de ontem, um caminhão carregado no CDM levou donativos a 30 famílias do bairro Cerrito.

 99% das doações já foram entregues. Uma parte das roupas e dos calçados ficará reservada para uma futura necessidade explica a servidora Romilda da Silva Raimundo, que atua no gabinete do prefeito.

Por enquanto, o material segue no CDM, mas deverá ser levado para um outro local a ser definido.

As tentativas de furto serviram para mudar o procedimento em relação aos voluntários. Segundo a secretária Magali, a prefeitura fará um cadastro de pessoas dispostas a atuar em situações de desastres. Elas serão chamadas quando necessário.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vai viajar no feriadão? Veja a situação das estradas que partem de Santa Maria

Próximo

Acidente deixa homem gravemente ferido em Santa Maria

Geral